Geral

Volta às aulas 2023 Itabela – Parte 02

Publicada

-

Após 2 semanas de férias, professores voltam as suas atividades nessa segunda-feira em Itabela

Nessa segunda-feira, dia 17 de julho aconteceu o retorno das aulas nas escolas da rede pública de ensino de Itabela. O clima tranquilo e alegre do retorno às atividades dos profissionais da educação, não consegue esconder a tensão no ar que vem se arrastando nos últimos meses por conta do não cumprimento do repasse do Piso Nacional do Magistério 2023. De janeiro até aqui, já houve diversas manifestações, assembleias, paralisações, greve de 50%, ações judiciais, propostas, contrapropostas e nada, até agora nada foi resolvido.

Ainda na segunda-feira, dia 17 de julho, mais uma convocação foi feita por parte da APLB Sindicato Núcleo Itabela para uma assembleia, onde mais uma vez o assunto é o repasse dos 14,95% do Piso Nacional do Magistério, definido pela lei 11.738/2008 e definido pelo Ministério da Educação (MEC) onde homologou no dia 17 de janeiro de 2023, através da portaria nº 17, de 16 de janeiro de 2023, publicada no diário oficial da união, que passa de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55.

A assembleia tem como objetivo, discutir sobre a última proposta enviada pelo executivo no dia 30 de junho, véspera de início das férias de meio de ano, como houve 2 semanas de férias, só agora poderá ser feito a discussão e análise do tema. Se será aceita ou não, só a assembleia definirá. Por enquanto aguardaremos até o final da assembleia para finalizar a história ou ter mais uma página a ser escrita.

Sair da versão mobile